segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Plataformas de Streaming

 

Lembro-me dos tempos em que via televisão e era algo do meu dia a dia, lembro-me também de quando apareceram as plataformas de streaming como a Netflix e a HBO, por exemplo. Desde que estava no secundário que oiço falar destas plataformas, a certo ponto já toda a gente do meu “círculo” de amigos as usava, eu por outro lado ainda passei bastante tempo sem aderir a elas. Via as séries, filmes, etc… como sempre vi, na televisão.

Apesar de antigamente só dar para ver na televisão aquilo que estava a dar no momento, a menos que se gravasse especificamente esse programa, no secundário já não tinha esse problema, se quisesse ver alguma coisa que tivesse dado anteriormente poderia sempre voltar atrás e vê-las à mesma, logo a meu ver, na altura, estava feliz com o que tinha.

Foi talvez quando já tinha 18 anos que decidir aderir pela primeira vez a uma plataforma deste tipo, neste caso foi a Netflix, aderi ao período de teste que eles têm de 1 mês pois estava curioso para saber a razão do porquê de toda a gente estar a falar constantemente do Netflix e de outras plataformas do mesmo tipo.

Nesta a Netflix já tinha cerca de 118 milhões de subscritores e continuava a crescer a um ritmo muito rápido, percebi que o alarido todo sobre a Netflix não existia só no meu grupo de amigos, mas sim no mundo inteiro.

Em 2020 a Netflix já tem cerca de 195 milhões de subscritores, por isso claramente ainda não deu sinais de abrandamento nos próximos tempos.

Durante o período de teste apercebi-me que o facto de ter “todas” as séries e filmes (pelo menos pensava eu na altura) na palma da minha mão(telemóvel) alterava completamente a dinâmica que existia entre mim e as séries/filmes. Dei por mim a poder ver o que me apetecia, quando me apetecia, percorrendo séries atrás de séries, ao pequeno-almoço, no comboio, a caminho da universidade, ao jantar, etc… dei por mim a utilizar esta plataforma mais do que qualquer uma que tinha, pois realmente tinha uma facilidade que a televisão não tinha, pois não tinha como a levar para todo lado, e mesmo que tivesse, não tinha o conteúdo que estas plataformas têm que se pode ver quando queremos. Digamos que já não me sinto aborrecido durante as viagens que faço para a universidade, onde vou sozinho e antigamente dava por mim sem nada para fazer.

Digamos que obviamente, ao acabar o período de teste, aderi à plataforma e continuei a utilizá-la até hoje.

No meio de tudo isto notei apenas um problema, que começou a aparecer-me há não muito tempo, dei por mim já a sentir que tinha visto tudo o que me interessava no Netflix, foi aí que me apercebi que o conteúdo apesar tudo ainda é bastante limitado nestas plataformas, entre os contratos e as compras que têm de fazer para ter os direitos de ter estas séries e filmes nas suas plataformas acabava por haver uma guerra entre todas estas plataformas, por isso dou por mim agora a ter de aderir a outras plataformas deste tipo como a HBO ou a Amazon prime, para ter acesso a muitas outras séries e filmes que me interessa, o que me acaba por chatear um bocado devido a ter de aderir a todas elas, a maioria pagas, passar pelos mesmos processos, etc..

Pode ser que no futuro as coisas mudem um bocado e isto esteja mais facilitado, seja parceria entre as próprias plataformas de maneira a facilitar as transições entre utilizadores ou outras coisas, quem sabe…

Se há uma coisa que sei, é que apesar de sentir que já vi muito do conteúdo que me interessa nestas plataformas, fico contente por ter aderido a elas, pois facilitam-me muito tudo no que toca a esta atividade de lazer que sempre me interessou muito.