segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Preguiça vs Motivação

    Nos últimos meses vivemos “presos”, estamos em tempo de pandemia e o local mais seguro onde podemos estar é nas nossas próprias casas.

    A nossa casa transmite-nos sensações positivas tais como conforto, bem-estar, tranquilidade e segurança. No entanto estar 24 horas por dia, 7 dias por semana em casa pode causar dois tipos de sensações: pode tornar-se aborrecido e cansativo, ou por outro lado bastante agradável e motivacional.

    Em tempos de pandemia o tempo livre das pessoas aumentou. O trânsito, os almoços demorados, os convívios e festas entre muitas outras atividades diminuíram radicalmente nas vidas de cada um, adicionando as pessoas horas livres, ou seja, horas onde o indivíduo não tem qualquer tipo de atividade para fazer.

    Este tempo livre acrescido, pode, tal como a permanência excessiva em casa, causar aborrecimento ou por outro lado motivação e felicidade, dependendo de cada pessoa e da sua personalidade.

    Numa primeira perspetiva, o tempo extra e a prolongada estadia em casa podem causar preguiça. A preguiça é inimiga de produtividade, existe uma falta de disposição por parte do individuo para realizar as suas tarefas. Este sentimento acentua-se quando a atividade não é do interesse do sujeito.

    Por outro lado, numa segunda perspetiva, passar o dia em casa e ter muito tempo livre pode causar o sentimento inverso, a motivação. Com motivação as diversas tarefas são feitas com mais empenho e de maneira mais eficiente. Com mais tempo o sujeito pode realizar outras atividades do seu agrado, disfrutando de momentos de lazer para si próprio. Esta motivação pode surgir pelo facto do indivíduo se sentir bem com o ambiente ao seu redor.

    Em suma, as duas sensações que podem ser causadas pela vida que vivemos atualmente estão diretamente relacionadas com a criatividade de cada pessoa. Quanto mais criativa mais ideias têm, com essas ideias as pessoas descobrem novos gostos e novas paixões, fazendo algo que gostam, desta maneira o sentimento de preguiça, cansaço e falta de proatividade vai desaparecendo.